Hoje é dia de Kafka (ou é Kafta?)

Para comemorar o aniversário de Franz Kafka (3 de julho de 1883), republico aqui um texto que saiu na Folha de S. Paulo em maio de 2019…

Sei muito bem que minha coluna só tem meia dúzia de leitores, e por isso não vejo problema em compartilhar aqui um texto que achei, no mínimo, interessante. Pensando bem, acho até que é de leitura obrigatória. A princípio, não sabia quem era o autor, mas um cara que trabalha no Ministério da Educação disse que o autor é Franz Kafta, um escritor tcheco de origem árabe. Leiam e tirem suas conclusões.

                                                           Quando certa manhã Gregor Samsa, que era uma barata gigante, acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado numa espécie monstruosa de Presidente da República. Estava deitado de costas e viu que havia uma faixa presidencial sobre seu ventre marron.

“O que terá acontecido comigo?”, pensou ele. Mas seu quarto continuava igual. O revólver e o celular estavam ali, na mesinha de cabeceira. Gregor olhou para a janela e viu a chuva batendo na vidraça. Aquele clima o deixava triste. “Que tal se eu dormisse mais um pouco e esquecesse essa maluquice?”, pensou. Mas não conseguiu realizar seu intento, pois logo entraram no seu quarto vários assessores com planilhas, estatísticas, pesquisas e ameaças de processos contra sua família, que era do grupo dos artrópodes. Gregor saiu dali correndo, movimentando velozmente suas seis patas. Lá fora, deparou-se com uma manifestação de milhares de senhoras que se autodenominavam “As Tias do WhatsApp”. Elas estavam armadas com chinelos enormes, e vinham em sua direção, gritando palavras de ordem como: “Chega de pagar mico!”, “Votei nessa coisa, e agora todo mundo fica me zoando!” e “O barato saiu caro!”. Nesse momento, Gregor acordou sobressaltado e viu que aquilo era apenas um sonho. Felizmente, ele ainda era uma barata gigante normal.

 

(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *